Como garantir o sucesso de uma liquidação
Trocas de estação e períodos pós-datas comemorativas são excelentes para queimar o estoque e aumentar suas vendas e clientela! Porém, garantir o sucesso de uma liquidação depende de mais coisas que a simples diminuição de preço. Tirar o máximo de proveito de uma temporada de descontos exige planejamento e estratégia.
Identificar os produtos que receberão descontos é o primeiro passo e para isso você deve calcular o menor valor possível de venda sem que isso signifique prejuízos para o negócio. Estabeleça também um período para a ação: dias exatos para início e término da liquidação geram comunicações mais eficientes com o mercado e com os consumidores.
Com esses fatores definidos, vá para a prática, que deve levar em conta:
- Quantidade de mercadorias: quanto mais itens estiverem expostos, maior a percepção dos preços baixos.
- Exposição de produtos: agrupe-os conforme o desconto de cada peça para facilitar a busca do cliente.
- Exposição dos descontos: posicione as ofertas mais atraentes à direita, na entrada da loja. É para lá que o consumidor dirige o olhar ao passar pela porta.
- Sensação de movimento: faça com que seus vendedores circulem perto da entrada ou ocupe espaços vazios dentro da loja com manequins.
- Divulgação externa: faça sacolas personalizadas para que os próprios clientes divulguem a liquidação.
- Compras por impulso: exponha itens de menor valor em locais estratégicos, como ao lado do caixa.
Porém, isso ainda não é tudo! Em muitos casos, as liquidações são necessárias, mas não viáveis, já que o cliente continua buscando pelos produtos em sua loja. Nessa situação, uma boa saída é criar uma loja virtual e realizar a liquidação via internet.
Com isso você atinge clientes mais distantes do seu ponto de vendas, diminui gastos com funcionários e mantém a credibilidade da sua marca, que não diminuirá preços drasticamente no ponto de vendas! Lembre-se apenas de manter uma parcela do estoque para ser vendida em sua loja física.
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