Qualidade do sinal móvel vira opção de segmentação no Facebook
Já imaginou atingir seus clientes de acordo com a velocidade da conexão deles? Pense na possibilidade: exibir anúncios mais leves para o público que possui uma conexão defasada e, ao mesmo tempo, disponibilizar vídeos e imagens em alta resolução para quem possui um sinal móvel mais rápido.
Seria um sonho, não? Pois bem, agora ele é realidade! Essa é a nova opção de segmentação de anúncios que o Facebook acaba de disponibilizar.
A ferramenta vai funcionar de acordo com a qualidade da conexão de dados do público-alvo e permitirá que os anunciantes limitem o alcance dos conteúdos que consomem muita banda para a fatia do público que se conecta via 4G, por exemplo, deixando anúncios mais leves para quem reside locais onde o serviço de telefonia móvel apresenta qualidade inferior.
De acordo com o AdAge, site que reúne notícias sobre o mercado de marketing, essa opção de segmentação será disponibilizada em todos os modelos de anúncios da rede social, incluindo os vídeos com autoplay. Além disso, a seleção vai funcionar em conjunto com qualquer outra regra de segmentação escolhida.
O interesse do Facebook em realizar a ação vai além da tentativa de não detonar a banda disponível dos usuários: a rede social também quer incentivar as marcas de países em desenvolvimento, como Índia e Tailândia, a investirem parte de sua verba publicitária na rede social. Isso porque enquanto EUA, Canadá e Europa foram responsáveis por aproximadamente 72% da receita gerada por anúncios no 2º trimestre, essas regiões respondem somente por 38% dos usuários ativos mensais do Facebook.