Conheça as ferramentas mais importantes para o Marketing Imobiliário
A situação atual da crise econômica do país tem resultado em uma concorrência cada vez maior no Mercado Imobiliário, isso porque o aumento da taxa de desemprego teve como consequência a mudança de área dos profissionais, que acabaram por ingressar no mercado da corretagem de imóveis.
Essa mudança de área ocorre principalmente porque a função de um corretor imobiliário pode ter maior liberdade, podendo muitas vezes ser exercida em qualquer lugar sem muita burocracia. Além disso, trabalhar na área é também uma opção para pessoas já empregadas, pois pode servir também como 2ª fonte de renda, sem que o profissional tenha que abandonar seu trabalho principal.
Na concorrência crescente do mercado, o corretor precisa se destacar como em toda profissão. Para isso, é necessário entender qual a melhor maneira de conquistar essa posição, reconhecer oportunidades e ainda dar um up no seu desempenho. Tudo isso pode ser feito com o uso de estratégias de Marketing Digital, ações que exigem pouco investimento e público-alvo definido.
O primeiro passo é trabalhar no Gerador de Persona: entender qual o tipo de público que costuma se interessar por esses imóveis e especificar qual deseja atingir. Para isso, deve-se analisar as características em comum dessas pessoas, como: faixa-etária, classe social, etc.
Após a definição mais genérica e abrangente desse público pode-se ter uma visão ainda mais precisa com a Criação de Personas, o que significa fazer uma representação fictícia do cliente ideal, composto por características já encontradas pelo Gerador transformadas em algo mais exato. Levante dados como: idade, profissão, estado civil, desejos, situação financeira, hobbies, necessidades, entre outras.
É importante também saber onde divulgar o seu serviço na internet. Um excelente aplicativo de relacionamento com o cliente é o WhatsApp, um dos meios mais eficientes para conversar e encontrar o consumidor.
No entanto, essa ferramenta deve ser utilizada com muito cuidado e profissionalismo:
A imagem de perfil deve ser profissional;- As mensagens não podem ser utilizadas como spam;
- Utilize uma linguagem mais formal;
- Evite enviar mensagens fora do horário comercial;
- Abuse do recurso de localização para encaminhar o endereço dos imóveis.
Outro meio interessante para se trabalhar é através do E-mail Marketing, uma das ferramentas mais antigas e funcionais do marketing digital. Assim como o WhatsApp, deve ser utilizado com cuidado para não ser confundido com spam. Quando usado corretamente, ele pode contribuir com resultados surpreendentes segundo a CampaingMonitor, sendo até mesmo 40 vezes mais efetivo em conquistar novos clientes do que redes sociais.
- Utilize títulos e conteúdos interessantes;
- Seja pessoal, assine com o seu próprio nome;
- Use elementos visuais: fotos, gifs, etc.
A última ferramenta e uma das mais importantes para divulgação é o Facebook, a maior rede social do mundo, onde se encontram grande parte dos seus clientes em potencial.
O interessante dessa rede em especial é a possibilidade de segmentação do público, que reduz a chance de erro e direciona o seu serviço àqueles que realmente possam se interessar. E tem mais, o custo de investimento é baixíssimo e muito melhor do que gastar com materiais impressos que acabam no lixo no final das contas.
- Faça vídeos criativos exibindo os imóveis;
- Anuncie no Facebook Ads;
- Não poste apenas temas relacionados à venda, fale sobre dicas de decoração etc.
Saindo dos meios de divulgação e relacionamento, o Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gerenciamento de clientes, que auxiliam o profissional a organizar suas tarefas e processos da melhor forma. Com uma lista de atendimento que incorporam diversos clientes, é preciso que o corretor organize essas informações para não se confundir com locais, nomes, horários etc. Para isso que serve o CRM, para ajudar no armazenamento de dados.
Uma das maiores vantagens de aderir a esse recurso é a possibilidade de personalizar o atendimento, pois o corretor tem a opção de cadastrar todas as informações do consumidor e entender o seu perfil. Com base nisso, pode traçar o perfil do imóvel dos sonhos, as preferências dos clientes, localização, valor etc. Assim, é possível atendê-lo conforme as suas necessidades particulares, mostrando exatamente o que eles gostariam de estar vendo.
Mesmo com tantas possibilidades, existem ainda muitas outras formas que podem impulsionar o seu Marketing Imobiliário e a Agência Affinity sabe bem disso. Não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.