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Um guia rápido de marketing digital

Um guia rápido para entender o Marketing Digital

Uma das principais dificuldades que as empresas encontram ao usar a internet como canal efetivo de marketing é entender a complexidade das várias possibilidades que o Marketing Digital oferece. São tantos canais, redes e ferramentas que acaba sendo difícil entender o sistema como um todo.

Na realidade, compreender o marketing online não é tão difícil, basta pensar naquela metáfora: “fica difícil ver a floresta olhando só para as árvores próximas.

Por isso, pensando em ajudar você a “ver o todo”, a Affinity desenvolveu um modelo simples – mas eficaz! – de representar o que qualquer pessoa ou equipe responsável pelo marketing deve se preocupar para gerar resultados na internet. São cinco tarefas muito básicas:

Monitorar
Atrair
Relacionar
Converter
Analisar

Os cinco passos foram o acrônimo

“MARCA”

, que vai ajudá-lo a se lembrar de quais são as cinco principais tarefas do Marketing Digital. Entenda como elas funcionam:

1. Monitorar

As conversas e o marketing boca-a-boca sobre as marcas acontecem desde os tempos antigos (seja para o bem ou para o mal), mas a Internet permite que as pessoas acompanhem o que outras estão falando sobre a sua empresa e/ou produtos de forma mais rápida e fácil. Por isso, o

uso inteligente do monitoramento

torna possível descobrir e interagir em tempo real com as pessoas que demonstram interesse no tema do seu negócio.

Além disso, a internet é um ótimo recurso para acompanhar as principais

mudanças e tendências na sua indústria

, assim como os novos passos de seus concorrentes, trazendo inteligência competitiva para a sua companhia.

2. Atrair

O primeiro grande passo para gerar resultados a partir do marketing digital é trazer visitantes para o seu site (ou comunidade/perfil nas mídias sociais). Existem três maneiras de fazer isso:

a) Produzindo conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
b) Otimizando seu site para melhorar sua

colocação no Google

e outras ferramentas de busca (o famoso SEO);
c) Comprando anúncios no Google ou em outros sites visitados por seus potenciais clientes.

Se bem equilibradas, essas atividades podem garantir um ótimo retorno sobre investimento em atração de clientes, tanto no curto quanto no longo prazo.

3. Relacionar

Para a grande maioria dos negócios, não é na primeira visita ao site que um potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto/serviço. Com o marketing digital você pode reter esse visitante, se manter próximo dele e, aos poucos, começar a

gerar credibilidade

e abrir portas para o negócio se concretizar. Mas para que isso ocorra, é importante estabelecer os canais e as práticas para criar esse relacionamento com os clientes, sejam eles fidelizados ou potenciais.

4. Converter

Acima de tudo, o marketing digital deve ser interpretado como uma forma de gerar resultados, inclusive financeiros, para uma empresa. Portanto, ao longo do tempo é necessário converter esses visitantes do seu site em clientes ou oportunidades de negócio.

Ao contrário das mídias tradicionais, na internet existe uma série de formas de conduzir um cliente para uma ação desejada, como entrar em contato com a Central de Atendimento, fornecer informações de contato para que a equipe de vendas possa ajudá-lo ou até mesmo levar à compra direta do produto ou serviço no próprio site.

5. Analisar

Um dos grandes benefícios que o marketing digital oferece, se comparado às mídias tradicionais, é a possibilidade de medir o resultado em detalhes. E mais do que isso, ele permite a identificação das ações que têm dado resultado, de modo que você possa sempre trabalhar para melhorar o Retorno sobre Investimento (ROI), eliminando o que não dá resultado e aumentando os recursos em que o retorno é positivo.

De forma geral, essas são as principais atividades que uma empresa deve colocar em prática na internet.
Para quem ainda não está familiarizado, o ideal é começar de forma simples, mantendo um equilíbrio nessas cinco tarefas e buscando investir pouco a pouco para se aprofundar e conhecer melhorar as técnicas de cada uma delas.

Written by admin

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